fbpx

ALERTA: Plano de Contingência COVID-19

Como a L’Oréal encontrou soluções ecológicas através da sua parceria com a RN Express

Como a L’Oréal encontrou soluções ecológicas através da sua parceria com a RN Express

Fórmula usada pela L’Oréal está revolucionando o setor de sustentabilidade da empresa.

Não é novidade que existem diversas maneiras de substituir hábitos antigos por hábitos sustentáveis, mas quando mudamos o foco para empresas, essa proposta torna-se um pouco mais desafiadora.

Com o auxílio e dedicação da sua equipe, Maya Colombani, diretora de sustentabilidade da L’Oréal Brasil, o projeto de tornar o transporte dos produtos de beleza da empresa em um transporte sustentável se tornou realidade.

A empresa encontrou uma forma de manter a sua eficiência nas entregas e ainda sim diminuir a emissão de gases poluentes. Leia abaixo e saiba como!

A grande aposta 

Atuando em todo o país, muitos quilômetros são rodados para que a multinacional distribua, com eficiência, seu produtos pelo Brasil. A redução do impacto de poluentes emitidos pelo transporte era a preocupação principal da equipe.

Buscando soluções alternativas, o departamento encontrou uma saída que vem tomando seu espaço no mercado: o biocombustível. Gerado pelo processamento do biogás produzido a partir da decomposição de matéria orgânica, o biometano foi a aposta feita pela multinacional.

O uso do de combustíveis sustentáveis, além de proteger o nosso meio ambiente, auxilia na reputação da marca ao se posicionar a favor de medidas ecológicas, garante uma maior segurança durante o processo de transporte e maiores índices de agilidade e pontualidade.

Quando falamos em termos econômicos, o cenário não muda. O transporte eco friendly gera uma maior economia em custos logísticos também.

Parceria de sucesso

Responsável por parte do transporte da L’Oréal, a transportadora RN Express encontrou uma grande fonte de abastecimento de biocombustível obtido pela produção realizada a partir de um aterro. De acordo com Rodrigo Navarro, da RN, a localização estratégica dessa base encontrada é um ponto de partida para testar o transporte abastecido com biometano entre a fábrica da L’Oréal, localizada em Jaraguá (SP) e seu centro de distribuição no Rio de Janeiro.

Com essa descoberta, o projeto sustentável criado por Maya saiu do papel e se transformou em projeto-piloto. A utilização dessa energia é agora discutida, também, em outras formas dentro da multinacional.

Atualmente a companhia está verificando as possibilidades de iniciar a construção de postos de abastecimento dentro das próprias transportadoras, contabilizadas hoje em 28 além da RN Express, para que o biocombustível seja expandido em todas as suas operações de transporte.

 

O cenário atual

Os gases emitidos por caminhões são não apenas prejudiciais para o meio ambiente, também são inimigos da nossa saúde. Veículos de carga lançam, diariamente, uma enorme quantidade de poluentes, o uso de combustíveis tradicionais – como o diesel e a gasolina – fazem com que essa situação seja ainda mais catastrófica.

A preocupação com o impacto ambiental vem crescendo de maneira exponencial, assim como o comportamento sustentável por parte dos consumidores. A escolha de uma empresa ecologicamente responsável se tornou uma das maiores prioridades da nossa sociedade, por isso, ao optar por combustíveis fósseis, a empresa também arrisca a sua reputação.

Quando fundou a transportadora em 1996 junto com sua esposa, Rodrigo não poderia imaginar tamanha demanda que possui nos dias de hoje. Apesar de acreditar que possa demorar mais um tempo, ele também acredita que as formas de combustíveis tradicionais estão sendo deixadas para trás.

Fontes orgânicas de combustíveis têm sido estudadas, mas, atualmente a opção que garante uma porcentagem de 0% de emissão de poluição é o uso de veículos elétricos. Além de não agredirem o meio ambiente, não é necessário que a empresa gaste com combustíveis, o que consequentemente gera uma redução nos custos e uma maior economia.

 

A RN conta com mais de 150 veículos próprias em sua frota e 200 terceirizados. A transportadora possui veículos elétricos eco friendly com emissão zero de poluentes.

 

Saiba como a Nespresso economizou mais de 80% em transporte com a alternativa sustentável da RN.