fbpx

ALERTA: Plano de Contingência COVID-19

Como escolher a melhor transportadora para o transporte de cosméticos

Como escolher a melhor transportadora para o transporte de cosméticos?

Cumprir as exigências necessárias para transportar produtos cosméticos não é uma tarefa simples. Além da permissão da licença da ANVISA, uma série de condutas são necessárias para garantir que a carga seja entregue sem ser danificada. De acordo com a Lei nº 6.437/1977, empresas sem autorização para atuar com esse segmento cometem infração sanitária e estarão sujeitas a penalidade como multa, advertência, interdição e etc.

Por isso, escolher uma transportadora responsável pode ser complicado. Neste artigo vamos te explicar como escolher a melhor opção para garantir a entrega correta do seu produto.

Por que o transporte é um fator importante para o segmento cosmético?

 Caso o produto não seja transportado da maneira correta seguindo as normas previstas pela ANVISA, durante o trajeto é possível que algum dano seja causado na carga. Dependendo do impacto, as composições químicas do produto podem ser alteradas e apresentar riscos à saúde do consumidor final.

Planejamento de rota, conferir as condições do veículo que será utilizado, uso da embalagem adequada e até mesmo a montagem da carga são algumas medidas que devem ser tomadas na hora do transporte por uma equipe especializada.

Quais cuidados a transportadora precisa ter no transporte de cosméticos?

Muitos. São muitos os cuidados que precisam ser tomados para que o transporte de cosméticos seja feito de forma responsável e correta. Confira:

  • Escolher o melhor veículo é um dos fatores que influenciam nessa operação;
  • É necessário conferir se a manutenção preventiva foi realizada a tempo suficiente para uma boa movimentação;
  • Higienização e refrigeração adequada também são pontos de extrema atenção;
  • O planejamento da quantidade de carga com o peso máximo suportado pelo veículo precisa ser realizado pela transportadora para evitar problemas durante o percurso da carga;/li>
  • Definir a rota mais adequada para que o motorista não enfrente problemas na estrada, podendo danificar o produto transportado, também é uma precaução a ser tomada.

Quais são as exigências legais para o transporte de cosméticos?

 Durante a sua pesquisa de transportadoras, você pode e deve exigir a seguinte documentação:

  • Licença de funcionamento do órgão sanitário da região da transportadora;
  • Autorização emitida pela ANVISA para o transporte de cosméticos (AFE);
  • Certificado de vistoria do Corpo de Bombeiros;
  • Comprovação de responsabilidade técnica;
  • Licença de operação emitida pelo órgão ambiental estadual./li>

Confira também se treinamentos são realizados por profissionais adequados para garantir que toda a etapa de produção está alinhada com os cuidados necessários. É obrigatório que a transportadora tenha um farmacêutico responsável pelo processo de logística dos cosméticos.

O que eu devo considerar na hora da contratação?

Além de conferir a documentação necessária que apresentamos acima, é necessário que você conheça a infraestrutura da empresa que você está contratando. A frota de veículos é adequada o suficiente para o transporte do seu produto? Como é realizado o processo de logística?

Conferir os profissionais que serão responsáveis pela operação também é essencial. Lembre-se que eles serão o seu principal contato caso haja alguma mudança ou algum problema no decorrer do transporte, se assegure de que você está trabalhando com profissionais competentes e especializados.

Algumas transportadoras não atuam em todo o território nacional, então é importante saber a área de cobertura que a empresa trabalha antes de contratar. Uma boa maneira de descobrir é conferindo quais são os clientes que a transportadora trabalha, assim você saberá mais ou menos quais os locais de atuação da empresa.

Tecnologia é um fator muito importante. Não estamos mais no tempo de escolhas tradicionais, você deve optar pela transportadora que oferece soluções tecnológicas que te trarão a segurança necessária para o transporte da sua carga.

Agora que você sabe a importância de fazer uma escolha bem feita na hora de contratar a transportadora responsável pela sua carga de cosméticos e como fazê-la, conheça mais sobre as soluções que a RN oferece para o seu negócio: https://rnlogistica.com.br/